jump to navigation

Sugestão de leitura – Lendo Lolita em Teerã 02/06/2011

Posted by Maria Elisa Porchat in Atualidades, Literatura.
Tags: , , , ,
trackback

Trouxe da Festa Literária de Paraty no ano passado o best-seller premiado Lendo Lolita em Teerã, da iraniana Azar Nafisi cuja palestra no evento havia apreciado.

Nafisi foi expulsa da Universidade de Teerã, onde lecionava literatura, por se recusar a usar véu. Passou então a dar aula de literatura para sete jovens, em sua casa, pra discutir obras ocidentais proibidas no Irã. A partir da análise dos romances, essas jovens expunham seus sofrimentos e desapontamentos com a sociedade islâmica radical e cruel com as mulheres. O tema já bastaria para satisfazer o interesse do leitor e principalmente da leitora. Mas a autora vai além, ao demonstrar a influência de uma obra literária na mente humana. Apresenta a forma como a ficção pode enriquecer um ser sensível, no confronto com o mundo real, cheio de imperfeições. Um romance chega a trazer à tona sentimentos surpreendentes, no caminho do autoconhecimento.

Lendo Lolita em Teerã desperta o interesse pelos clássicos da literatura mundial e nos leva a querer reunir amigos em torno de um bom romance como ponto de partida para uma discussão consistente.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: