Sugestão de leitura 21/08/2012
Posted by Maria Elisa Porchat in Atualidades, Literatura.Tags: autobiografia, best-seller espanhol, ficção, literatura, romance policial, romance sobre guerra
trackback
Li bons livros no semestre que passou. Gosto daqueles que me trazem prazer e conhecimento do mundo, da história e do homem. O Tempo entre Costuras, best-seller espanhol, primeiro romance de Maria Dueñas fez isso, contando sobre os bastidores da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial.
A Lebre com Olhos de Âmbar, autobiografia do ceramista inglês Edmund de Waal, me ensinou sobre arte em geral. Apresenta também a cultura japonesa e a perseguição aos judeus na Rússia e na Europa, no início do século passado, que culminou com os horrores da Segunda Guerra Mundial.
A Elegância do Ouriço, da francesa Muriel Barbery, achei espetacular. Demorou um pouco para me prender. Precisei recomeçar, é um livro que exige ser saboreado bem devagar,que alguns trechos sejam relidos, para entender a filosofia que sai da boca de uma concierge parisiense, de um cineasta oriental e de uma adolescente superdotada, num edifício chique francês. Em comum nos três personagens, muita cultura e sensibilidade.
Uma delícia foi ler o romance policial – O Rio e o Mar, de Miguel Reali Jr, cuja trama se passa em Itanhaém, cidade do litoral de São Paulo, onde eu passei grande parte da minha vida. É lá que acontecem os crimes que um delegado em início de carreira tem que desvendar. Revi nas páginas o Hotel Polastrini, a Praia do Sonho, a Prainha, e o encontro do rio e o mar.
Saindo da ficção, vale a pena ler A Soma e o Resto de Fernando Henrique Cardoso. Comprei o livro buscando uma autobiografia do ex-presidente e encontrei muito mais – o mundo, a América do Sul e o Brasil na visão de FHC, ao completar 80 anos.
Comentários»
No comments yet — be the first.