jump to navigation

Recordação do Costa Concórdia 09/04/2013

Posted by Maria Elisa Porchat in Atualidades, Diversos.
Tags: , , , , ,
trackback

CostaConcordia-2Janeiro de 2010: minha irmã e eu, na excursão Emoções em Alto Mar do Roberto Carlos, a bordo do navio Costa Concórdia. Emoções, aliás, que começaram em maio, no Dia das Mães, quando as filhas me surpreenderam com dois bilhetes para o cruzeiro. As quatro noites superaram a animação dos meses de expectativa: shows de humor, o romantismo do Roberto Carlos, sambão da Beija-flor, caipirinhas, comida boa, amizades novas. O navio, um luxo. Como lembrança, levei a réplica do Costa Concórdia que está na estante da casa na praia.

costa concordia

Janeiro de 2012: o Costa Concórdia nos noticiários, depois de atingir uma rocha no Mediterrâneo, 30 pessoas mortas, duas desaparecidas. Cenas de terror dos passageiros, irresponsabilidade do capitão.

Eu me pus no lugar dos turistas aterrorizados. Pensei no prazer que, como eu, haviam sentido antes da viagem,,  revi naquelas trágicas imagens o luxo do navio, as poltronas confortáveis,o casco gigantesco.

Mais de um ano se passou e o navio continua encalhado num parque marinho nacional, de recifes de coral protegido. Precisa ser removido da área, para ser desmontado, num plano que representa inúmeras dificuldades e um custo altíssimo. Desmontá-lo no local onde se encontra significa um prejuízo enorme para o meio ambiente local.

Acompanho as notícias do acidente do Costa Concórdia com consternação. Faço um esforço enorme para preservar na memória as alegrias e as emoções daquele janeiro de 2010, ao olhar a réplica do navio na minha estante.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: