jump to navigation

Passeata no 7 de Setembro 10/09/2013

Posted by Maria Elisa Porchat in Atualidades, Diversos.
Tags: , , , ,
trackback

passeataFui à passeata na Paulista sábado, 7   de setembro. Aquela que, segundo as redes sociais seria “a maior manifestação de protesto da História do Brasil”. Eu não poderia ficar fora.

Minha posição: não concordo com os que dizem que a situação nunca esteve tão ruim.Vivi tempos piores.Acho o pessimismo  atual  maior do que o justificado pela realidade.Mas até porque hoje  somos mais livres para reclamar, também quero pôr pra fora minha revolta contra o que eu considero nosso  maior “osso”: a sujeira   no Congresso.

E lá fui eu para  a Paulista no Dia da Pátria, com um lencinho patriótico no pescoço e de branco porque sou da paz. Comodista, não levei cartaz nem faixa, pensando em me integrar num grupo que também estivesse clamando por um país mais ficha limpa.

De imediato, saltou aos olhos a liderança dos mascarados de preto. Eram muitos, tomaram a dianteira da passeata e provocavam os policiais que estavam de prontidão. Num carro de som, um alto-falante ameaçava um confronto com a Polícia caso um deles fosse detido. Depois soube que o confronto aconteceu na região do Centro, com vandalismo na Câmara Municipal.

A presença dos mascarados foi um dos motivos do malogro da passeata  no sábado. O outro foi a  pluralidade de reivindicações, algumas até contraditórias e divergentes. Onde está nessa avenida  a faixa para chamar de minha?  Tinha de tudo: mudanças na maioridade penal, pela redução nos impostos, mais saúde, mais hospitais, pela  educação, pela reforma política, mais democracia,fim do cabine de empregos, fim do voto secreto,revisão de aposentadorias e mais isso e fim daquilo…anseios justos, mas tão diversificados que perdiam força na aglomeração.

Continuei na busca. Queremos a volta do Bingo ( af! ) E a pior : Intervenção militar – contra  a ditadura comunista  ( será que é no Brasil ? )

Finalmente  encontrei  meu lugar na avenida. Ao lado de um casal que carregava todo pimpão uma faixa  enorme : Alagoanos,vomitem o Renan.O Brasil agradece. Pronto. É aqui que eu vou caminhar.

Para mim, os protestos de hoje  deveriam ter como ponto de convergência   a moralização da classe política. E um bom começo é pôr para fora   todo deputado e senador  corrupto. Cada um de uma vez, com muito panelaço, apito e gritaria. Com um Congresso decente, tudo vem em consequência: a aprovação da  reforma tributária,  da política, da fiscal,  mais dinheiro para a saúde, para a educação, para a previdência…

Com liberdade para se manifestar, sem violência nem vandalismo, com esforço concentrado numa reivindicação de cada vez, o povo brasileiro  terá muito mais chance de ser ouvido nos seus protestos. Chance de ter  um Congresso ficha limpa. Um futuro ficha limpa. Onde vai ser a próxima passeata?

Anúncios

Comentários»

1. Cristina Mattoso - 10/09/2013

Que decepção….mas não podemos esmorecer. Corrupção mata!
Os Portais de Transparencia estão ainda engatinhando, precisamos pedir mais atenção a eles.
http://desenrolares.com.br/blog/transparencia-com-o-dinheiro-publico


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: